Votar a reforma política é forma de homenagear Itamar, diz Marco Maia

03/07/2011 - 17h26

Vladimir Platonow
Enviado especial

Juiz de Fora (MG) – O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), afirmou hoje (3), durante o velório do ex-presidente da República e senador Itamar Franco (PPS-MG), que a votação da reforma política pelo Congresso Nacional, ainda neste ano, será uma forma de homenagear o político mineiro, que vinha defendendo, ao longo dos últimos anos, a necessidade de renovar as instituições políticas e partidárias do país.

“Itamar estava engajado nesse tema no Senado, participando ativamente da comissão criada para tratar do assunto, e abordava isso em todas suas entrevistas. Ele achava que a reforma política era uma questão fundamental e importante, que precisa ser tratada como prioridade pelo país. Votar a reforma política é também uma forma de homenagear e agradecer por todo o legado que Itamar Franco deixou”, destacou Marco Maia, que pretende votar ainda este ano a matéria, valendo para as eleições de 2014.

O deputado destacou também que os valores éticos e morais defendidos por Itamar ao longo de sua vida devem servir de exemplo a toda a classe política brasileira. “Ele foi duro com a corrupção e os desmandos que acontecem na vida política e na sociedade. O Itamar teve essa característica de ser muito duro com isso, muito presente na hora de tomar decisões para evitar esquemas de corrupção ou falta de ética. Esse é o legado que ele deixa, também, para a sociedade brasileira.”

Edição: Nádia Franco