Corpo de Itamar chega à Câmara de Vereadores de Juiz de Fora

03/07/2011 - 12h08

Vladimir Platonow
Enviado especial

Juiz de Fora (MG) – O corpo do ex-presidente e senador Itamar Franco (PPS-MG) chegou, há pouco, à Câmara de Vereadores, onde será velado durante todo o dia de hoje (3). O ex-presidente morreu ontem (2), aos 81 anos, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde estava internado desde o dia 21 de maio, para tratamento de leucemia.

Desde as primeiras horas deste domingo, centenas de pessoas aguardavam, em Juiz de Fora, a chegada do corpo do ex-presidente, que foi levado de São Paulo a Minas Gerais em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Itamar Franco foi prefeito de Juiz de Fora, senador, governador de Minas Gerais e presidente da República, cargo que assumiu em 1992, com a renúncia de Fernando Collor, que sofreu processo de impeachment.

Dezenas de autoridades são esperadas no velório, como a presidenta Dilma Rousseff, os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Collor, atualmente senador pelo PTB de Alagoas, José Sarney, hoje presidente do Senado, e Fernando Henrique Cardoso e o vice-presidente Michel Temer e o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia. Uma comitiva de senadores e deputados federais também deve ir ao velório no município mineiro.

O contador Edivan Cruzeiro saiu de casa cedo para esperar a chegada do corpo à Câmara de Vereadores. “Eu sempre acompanhei a trajetória do Itamar. Ele era um homem do povo, tinha uma personalidade forte e apoiava quem se aproximasse de suas ideias, independentemente de partidos.”

“Ele era um homem muito honesto e sincero, que nos deu o Plano Real”, acrescentou a aposentada Izabel Lino dos Reis. O jornaleiro Victtorio Caruso lembrou que uma característica marcante de Itamar era a integridade. “Fez muito pelo povo brasileiro. Era muito simples, sério e honesto.”

Edição: João Carlos Rodrigues//Matéria alterada às 11h43 para acréscimo de informações