Sarney e Collor lamentam morte de Itamar Franco

02/07/2011 - 15h30

Iolando Lourenço e Renata Giraldi
Repórteres da Agência Brasil

Brasília - Os ex-presidentes da República José Sarney (PMDB-AP), atualmente no comando do Senado, e Fernando Collor de Mello (PTB-AL) divulgaram hoje (2) notas de pesar pela morte do ex-presidente e senador Itamar Franco (PPS-MG).

Sarney lembrou a trajetória política de Itamar em um comunicado de sete parágrafos. "É com grande consternação que recebi o falecimento do senador Itamar Franco, ex-presidente da República, e figura das mais expressivas e importantes da História do Brasil, que atualmente ocupava uma cadeira de senador por Minas Gerais”, diz a nota de Sarney.

Em seguida, Sarney acrescenta: “Itamar Franco é uma legenda do povo mineiro. Um dos maiores brasileiros do seu tempo, tendo exercido uma vida pública com dedicação total ao país, colocando suas qualidade de honradez, dignidade, inteligência e capacidade a serviço das grandes causas nacionais. Foi durante seu governo que o país encontrou sua estabilidade econômica com o Plano Real”.

Sarney diz que perdeu um “um grande amigo”, cuja convivência fez com ele mantivesse “uma admiração pela sua personalidade inconfundível e pela firmeza de suas convicções”.

Em uma nota de seis linhas, Collor, que teve Itamar como seu candidato a vice na chapa que disputou as eleições de 1989 – primeira eleição direta do país após a ditadura militar (1964-1983) –, também lamentou a morte do ex-presidente: “Sinto muitíssimo a perda de um amigo e grande presidente do nosso país. Itamar foi um companheiro inexcedível durante o período em que militamos juntos na política. Perde o Senado e a vida pública brasileira. Um homem digno, coerente, ético e defensor intransigente dos seus ideais”.

Com o afastamento de Collor da Presidência, em 1992, Itamar assumiu a Presidência da República.

Edição: João Carlos Rodrigues