Lula diz que Itamar ajudou a construir um Brasil mais justo e sem pobreza

02/07/2011 - 15h12

Iolando Lourenço e Renata Giraldi
Repórteres da Agência Brasil

Brasília - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (2), por meio de nota oficial, que o ex-presidente e senador Itamar Franco (PPS-MG) ajudou a construir um Brasil “mais justo e sem pobreza”. A nota de Lula foi assinada em conjunto com a ex-primeira-dama Marisa Letícia.

“A contribuição de Itamar Franco foi fundamental para a construção coletiva de um país democrático, mais justo e sem pobreza. Neste momento de tristeza, prestamos solidariedade aos seus parentes e amigos”, diz o comunicado.

“O senador e ex-presidente Itamar Franco foi um grande democrata, com uma vida pública dedicada ao Brasil. Mesmo nos momentos de divergência política mantivemos uma relação de profundo respeito e diálogo”, destaca a nota.

A nota acrescenta: “Quando [Itamar] assumiu a Presidência em um momento conturbado, em 1992, teve sabedoria para dialogar com toda a sociedade brasileira e ajudou o país a entrar em uma rota positiva na política, na economia e no social”.

Lula lembrou ainda que no governo Itamar foi implantado o Plano Real e o Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea). O conselho marcou o engajamento do governo federal no combate à fome.

Edição: João Carlos Rodrigues