Detran conscientiza motoristas do DF sobre mudança de comportamento no trânsito

01/07/2011 - 14h59

Da Agência Brasil

Brasília - Educadores do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) distribuem hoje (1º) cartilhas e panfletos na principal via que corta Brasília, o Eixão. Uma das finalidades é conscientizar os motoristas sobre a necessidade de ter mais atenção ao volante neste período de férias. Durante as abordagens, os educadores destacam as atitudes fundamentais para melhorar o trânsito e diminuir o número de acidentes.

De acordo com o Detran, a campanha Pare, Pense e Mude tem como objetivo também a mudança de atitude para tornar o trânsito um espaço de conivência mais pacífico e seguro. O tema da campanha é O Trânsito só Muda quando a Gente Muda.

Para João Alves, 48 anos, funcionário público, a iniciativa de mudança deve partir primeiro de cada motorista. “Não cabe somente ao governo ficar fazendo campanhas e mais campanhas para alertar o motorista. O motorista tem que se conscientizar de que, para diminuir o risco de acidente, é preciso começar uma mudança dentro de si”, disse.

Dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) registram que, só em 2009, cerca de 1,3 milhão de pessoas morreram em consequência de acidentes de trânsito.

Edição: Talita Cavalcante