Bairros da zona oeste concentram a maior parte da população do Rio

01/07/2011 - 15h37

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Entre os dez bairros mais populosos no município do Rio de Janeiro, sete são da zona oeste. O líder da relação é Campo Grande, com 328,3 mil moradores, seguido por Bangu (243,1 mil), Santa Cruz (217,3 mil) e Barra da Tijuca (135,9 mil). Os dados, divulgados hoje (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), fazem parte do Banco de Dados Agregados (Sidra), que tem como base informações do Censo 2010.

De acordo com Romualdo Rezende, chefe da unidade estadual do IBGE no Rio de Janeiro, esses números confirmam a tendência de expansão da cidade para a zona oeste. “A expansão para a zona oeste é clara, é o único vazio da cidade. O resto está muito concentrado. Tirando a área de revitalização da zona portuária [no centro], o Rio só tem a zona oeste tem para crescer. Quem passa pela Barra da Tijuca, hoje, nota que é praticamente um canteiro de obras”.

Ele destacou, ainda, que bairros próximos à Barra da Tijuca, que têm imóveis mais baratos, estão recebendo boa parte da população que migra para a região. Entre eles Camorim, Vargem Pequena e Recreio dos Bandeirantes, cujas populações mais que dobraram nos últimos dez anos. Esse ritmo é bem superior ao de crescimento médio da cidade, de 7,9% ao ano na última década.

Rezende ressaltou que o aumento populacional da zona oeste não significa que a região está se desenvolvendo em ritmo semelhante. Segundo ele, o crescimento desordenado acaba provocando o surgimento de aglomerados populacionais em áreas carentes na região.

Os dados do IBGE revelam que Copacabana, na zona sul da cidade, se manteve como o bairro que concentra a maior população de idosos em relação ao número total de moradores. De cada dez moradores, dois têm mais de 65 anos (23,2%). Mas o envelhecimento da população da zona sul também se reflete nos demais bairros, principalmente os da orla marítima: Flamengo (22,7%), Ipanema (21,7%) e Leblon (21,3%).

Na comparação com bairros de outras capitais do país, Copacabana só perde em população relativa de idosos para Moinho de Vento, em Porto Alegre (6,9%) e de Cidade Jardim, em Belo Horizonte (24,5%).

Por outro lado, os bairros cariocas com maior proporção de crianças até quatro anos de idade em relação a população total são Gericinó (9,2%), na zona oeste, Acari (9%), Grumari (9%) e Manguinhos (8,6%), na zona norte, além das favelas da Mangueira (8,4%), também na zona norte, e da Rocinha (8,3%), na zona sul.

Na página do IBGE na internet também é possível obter dados sobre os 14,4 mil bairros dos municípios brasileiros que contam com esse tipo de divisão territorial. O objetivo, segundo o instituto, é fornecer subsídios para políticas públicas de saúde, educação e planejamento urbano, entre outras.

Edição: Vinicius Doria