Saúde de Chávez leva Venezuela a suspender cúpula

30/06/2011 - 7h39

Da BBC Brasil

Brasília - O governo da Venezuela anunciou ontem (29) à noite a suspensão da cúpula de lançamento da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). A reunião estava marcada para o próximo dia 5. O cancelamento foi  motivado pelo estado de saúde do presidente venezuelano, Hugo Chávez. A presidenta Dilma Rousseff havia confirmado presença no encontro.

Em comunicado, o governo informa que Chávez está sendo submetido “a um processo de recuperação” e “tratamento médico sumamente estrito”. Acrescenta que “por essa razão de força maior”, o governo argumenta ter consultado os demais países e decidido, em comum acordo, adiar a realização da cúpula para o segundo semestre deste ano.

Desde o último dia 10, o presidente venezuelano está internado em Havana, Cuba, após uma cirurgia de urgência para a retirada de um abcesso na região pélvica. O estado de saúde dele gera uma série de especulações por causa da ausência de informações detalhadas.

A cúpula estava marcada para ocorrer  na Ilha Margarita, no Norte do país. A Celac, bloco regional que exclui os Estados Unidos e o Canadá, passou a ser prioridade da agenda política do governo Chávez.

A cúpula foi suspensa horas depois da transmissão de um vídeo em que Chávez aparece ao lado do ex-presidente cubano Fidel Castro. Nas imagens, o venezuelano está mais magro. Não há som ambiente no vídeo, apenas uma música cubana de fundo.