Parlamento grego aprova pacote de austeridade

29/06/2011 - 12h51

Da BBC Brasil

Brasília – O Parlamento grego aprovou hoje (29) o pacote de medidas de austeridade proposto pelo governo, uma contrapartida exigida pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e pela União Europeia (UE) para liberar a última parcela de um empréstimo de 110 bilhões de euros ao país.

Entre as medidas estão cortes orçamentários, aumento de impostos e privatizações. Sindicatos se opõem às propostas do governo, principalmente à que prevê a cobrança de impostos de trabalhadores que ganham salário mínimo.

A Grécia vive uma grave crise devido à sua dívida pública. O primeiro-ministro grego, George Papandreou, havia afirmado que se o governo fosse derrotado, os cofres do país ficariam vazios "em uma questão de dias".

A UE e o FMI condicionavam a liberação da última parcela – de 12 bilhões de euros (R$ 27 bilhões) – do pacote de resgate financeiro concedido à Grécia no ano passado à aprovação do pacote no Parlamento.

Sem a liberação do dinheiro, a Grécia corre sério risco de decretar moratória de sua dívida, o que poderia, segundo analistas, desencadear uma onda de calotes em países europeus igualmente em crise, contaminando o sistema financeiro mundial.

Devido a esse risco, que existe mesmo com o pagamento da última parcela, autoridades europeias estão finalizando os detalhes de um segundo pacote, estimado em 120 bilhões de euros, que visa a ajudar a Grécia a pagar suas dívidas até o fim de 2014.

As medidas de austeridade são altamente impopulares entre os gregos. Pesquisas indicam que entre 70% e 80% da população são contra o pacote do governo. Sindicatos informam que, com os cortes no setor público, a taxa de desemprego já ultrapassou os 16%.

Antes da votação, milhares de manifestantes voltaram às ruas próximas ao Parlamento, em protesto contra as reformas.

Mais cedo, os manifestantes tentaram formar um círculo em torno do Parlamento, para barrar a entrada dos congressistas, mas acabaram sendo impedidos pelos policiais, que eram chamados de "porcos" e "assassinos" pela multidão.

Além dos protestos, a Grécia vive desde ontem (28) uma greve geral, que paralisa a maior parte dos serviços públicos.