Da Agência Brasil
Brasília - O livro Ler o Mundo, do escritor Affonso Romano de Sant´Anna, foi lançado na noite de hoje (29) em solenidade na Biblioteca Demonstrativa de Brasília. O livro é uma obra transdisciplinar que aborda, entre outros assuntos, as relações entre o cinema e a leitura e um pouco da experiência do escritor quando dirigiu a Biblioteca Nacional.
A ministra da Cultura, Anna de Hollanda, esteve presente ao evento, representando a presidente Dilma Rousseff, e falou sobre a importância de Affonso Romano para a cultura do país. “Sou fã desse escritor, dos seus trabalhos, das suas crônicas. Leio seus artigos e admiro o seu trabalho. Então, não sei se saúdo o cronista, o escritor, o articulista, ou se o saúdo pelo trabalho que realizou na Biblioteca Nacional”.
A ministra também elogiou a qualidade do livro que também aborda a leitura como incentivo à cultura. ''Esse livro é importante para o Ministério da Cultura, pela temática que traz e por abordar a questão da leitura, como incentivo à cultura. Ele conta um pouco da experiência que Affonso teve enquanto presidente da Fundação Biblioteca Nacional”, disse.
Affonso Romano de Sant´Anna falou de sua alegria de estar lançando um livro em Brasília e no espaço de uma biblioteca. “O ego fica cheio com o que ouvi há pouco. Me perguntaram porque escolhi a biblioteca para lançamento do livro, e eu respondo que estar aqui centraliza a obsessão na minha vida. Desde sempre, a política da leitura não é só a política da cultura , isso é uma tarefa do Estado. Sinto que temos uma pessoa que está do nosso lado no âmbito da leitura, e essa pessoa é a presidenta Dilma”.
Edição: Aécio Amado