Mercadante diz que suspeitas de participação dele na compra de dossiê contra tucanos são insustentáveis

27/06/2011 - 17h17

Vinicius Konchinski
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, disse hoje (27) que as suspeitas sobre participação dele no caso da compra de informações falsas contra políticos do PSDB nas eleições de 2006 são “insustentáveis”. Ele informou que irá amanhã (28) ao Senado prestar esclarecimentos.

“Essa denúncia é insustentável, mas vida pública é isso aí”, disse ele, durante almoço promovido por um grupo de empresários em São Paulo. “Minha vida é transparente e estou pronto para debater aqui, no Senado ou em qualquer outro lugar.”

A denuncia de compra de dossiês falsos contra tucanos nas eleições ficou conhecido como o escândalo dos "aloprados”, menção feita pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na época. Na semana passada, uma reportagem da revista Veja aponta Mercadante como um dos mentores do suposto esquema, que resultou na prisão militantes do PT, flagrados com dinheiro sem comprovação de origem.

Mercadante disse aos empresários que as suspeitas já foram apuradas por uma comissão parlamentar de inquérito instaurada no Congresso cinco anos atrás, cujo relatório final não faz qualquer menção ao nome dele.

O ministro lembrou que Procuradoria-Geral da República (PGR) e o Supremo Tribunal Federal (STF) também já o inocentaram de qualquer ligação com o caso. Mesmo assim, Mercadante disse que irá ao Senado para debater o assunto novamente, “com profundidade”.

Edição: Vinicius Doria