Bombeiros fazem carreata pela orla do Rio em favor de colegas punidos

26/06/2011 - 17h38

Isabela Vieira

Repórter da Agência Brasil

 

Rio de Janeiro - Milhares de pessoas participaram hoje (26) de uma manifestação em favor dos bombeiros fluminenses envolvidos em protestos, no inicio do mês, por melhores condições de trabalho e salários.

A manifestação começou na Praia do Flamengo, na zona sul, com uma grande concentração. Depois, os participantes saíram em carreata pela orla da zona sul da cidade, em direção ao Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste. Carros e ônibus tinham fitas vermelhas com os dizeres "SOS Bombeiros" e "Somos Todos Bombeiros".

Vestidos com camisas de cor vermelha, símbolo da corporação,os manifestantes recolheram assinaturas para um abaixo-assinado. O documento pede aos Deputados Federais que concedam anistia criminal aos 439 militares que invadiram o quartel central da corporação no dia 3 de junho.

Na última semana, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal aprovou a anistia em caráter terminativo. O texto, agora, será apreciado pela Câmara.

De acordo com um dos organizadores, o sargento Sérgio de Jesus, a manifestação também teve o objetivo de chamar a atenção "para o descaso com o funcionalismo público". Os manifestantes distribuíram adesivos de apoio à paralisação dos professores da rede estadual com os dizeres "Respeito à Educação, Eu Apoio", numa alusão à campanha da Lei Seca.

A cabeleireira Ester Silva, de 39 anos de idade, saiu de Araruama, na Região dos Lagos, com seus três filhos, para participar da manifestação. Mulher de um dos 439 bombeiro presos na invasão do quartel, disse que ficou feliz ao ver à adesão ao protesto. "Eles são trabalhadores heróis. Precisávamos vir aqui para dizer isso ao governador [Sérgio Cabral]", afirmou.

Os organizadores do ato anunciaram mais uma manifestação em apoio às revindicações da categoria. Ela está prevista para o Dia do Bombeiro, no próximo sábado (2), em Copacabana, na zona sul da cidade.

 

Edição: Aécio Amado