Em defesa da erradicação da fome, Brasil quer parcerias para acabar com tensões e promover a paz

25/06/2011 - 11h38

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Na véspera da eleição para a direção-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o ex-ministro brasileiro José Graziano, que é candidato, e os outros cinco concorrentes apresentam suas plataformas. Graziano defende a adoção de políticas públicas para o combate à fome como medida eficiente para a redução de tensões e a busca pela paz no mundo.

Ontem (24) o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, ressaltou que o Brasil se dispõe a cooperar para reduzir as desigualdades sociais e melhorar a qualidade de vida no mundo, respeitando as diferenças e características de cada povo e país para firmar acordos, sem cobrar condições.

Graziano disputa o cargo de diretor-geral com o austríaco Franz Fischler, o indonésio Indroyono Soesilo, o iraniano Mohammad Saeid Noori Naeini, o iraquiano Abdul Latif Rashid e o espanhol Miguel Ángel Moratinos.

De acordo com especialistas, Graziano e Soesilo são os que apresentam mais possibilidades de vitória. Moratinos estava bem cotado, mas o partido ao qual ele pertence perdeu força na Espanha, o que deve influenciar diretamente na candidatura dele, segundo os observadores. O vitorioso substituirá o senegalês Jacques Diouf, no cargo há 17 anos.

Os candidatos, em geral, defendem mudanças na estrutura da FAO. O futuro diretor-geral do órgão vai enfrentar a previsão da alta dos preços dos alimentos para a próxima década e a redução de recursos destinados à organização. A entidade dispõe de um orçamento de US$ 1 bilhão, além do montante de US$ 1,2 bilhão oriundo de doações voluntárias.

A eleição amanhã (26) ocorrerá a partir das 10h30 (horário de Roma, 5h30 em Brasília) e terminará por volta das 15h30 (de Roma). Os representantes dos 191 países que integram a FAO têm direito a um voto.

A votação ocorre em etapas e pode chegar a sete fases até que fiquem dois candidatos e um vitorioso. O resultado da eleição será divulgado neste domingo. O vitorioso ficará no cargo pelo período de janeiro de 2012 a julho de 2015.

Edição: Juliana Andrade