Mau tempo fecha aeroporto e provoca atrasos e cancelamentos em São Paulo

24/06/2011 - 11h27

Mariana Jungmann
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Os aeroportos brasileiros registram o cancelamento de 16,5% dos voos que deveriam ter saído entre a meia-noite de ontem (23) e as 9h da manhã de hoje (24). Segundo informações atualizadas da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o total de voos previstos para esse período era de 703, dos quais 116 foram cancelados, 60 atrasaram ao longo da madrugada e 24 ainda permaneciam atrasados entre as 8h e as 9h.

O maior número de atrasos e cancelamentos se deu nos aeroportos de São Paulo – Congonhas, Guarulhos e Viracopos – e em Porto Alegre. Na capital paulista, em função do mau tempo, o Aeroporto de Congonhas não iniciou as operações normalmente às 6h, como previsto. Até as 7h30, o terminal oscilou entre aberturas e fechamento de pistas para decolagens e teve problemas com aterrissagens até as 8h40. Lá, 34% dos voos foram cancelados e 10% atrasaram até as 9h.

Em Guarulhos, apesar de não haver problemas climáticos, 29,1% dos voos foram cancelados e 18,2% saíram atrasados entre a meia-noite e as 9h. Em Campinas, no interior do estado, 14 dos 34 voos previstos foram cancelados, totalizando 41%.

O mesmo ocorreu em Porto Alegre, que não tinha problemas de tempo e temperatura que impedissem as operações. Segundo a Infraero, o índice de cancelamento chegou a 32%.

Nos outros aeroportos de grande porte a situação é mais tranquila. Em Brasília, apenas um voo foi cancelado e quatro dos 26 previstos para sair até as 9h estavam atrasados. O Rio de Janeiro também teve apenas um cancelamento. Entre as capitais do Nordeste, Salvador teve o maior número de voos cancelados – nove dos 29 previstos. Em Recife foram registrados quatro cancelamentos entre os 27 voos previstos para sair hoje de manhã.

Edição: Graça Adjuto