Brasil se prepara para receber 20 cavalos estrangeiros para os Jogos Mundiais Militares do Rio

24/06/2011 - 11h58

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Vinte cavalos estrangeiros serão usados nas provas de hipismo dos Jogos Mundiais Militares, que serão realizados entre os dias 16 e 24 de julho no Rio de Janeiro. Segundo o gerente de hipismo dos Jogos, coronel Milton Mosqueira, os animais virão da Argentina, do Uruguai e do Chile.

A preocupação dos organizadores e do Ministério da Agricultura brasileiro é com a saúde dos cavalos, uma vez que animais estrangeiros podem trazer doenças para o país e contaminar cavalos brasileiros.

Pelo menos 30 fiscais do ministério deverão inspecionar os animais, que chegarão ao país a partir do dia 9 de julho. Os fiscais farão exames nos pontos de entrada dos cavalos e farão o monitoramento de sua saúde durante todo o evento.

Segundo o coronel Mosqueira, os cavalos procedentes do Chile chegarão ao Brasil pelo Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). Os provenientes da Argentina e do Uruguai entrarão por terra, pelo Rio Grande do Sul.

Além dos estrangeiros, serão usados animais brasileiros nas provas de adestramento e concurso completo de equitação. Na prova de saltos, apenas os cavalos brasileiros participarão das provas.

Apesar de os animais virem de apenas quatro países, atletas de pelo menos 13 países da América do Sul, Europa, África e Ásia competirão nas três modalidades de hipismo. “Os atletas chegam, são sorteados e  poderão fazer um treinamento controlado com os cavalos. Nós vamos dar um tempo para eles aquecerem o cavalo e vamos dar o número de saltos para eles conhecerem o animal”, disse o coronel.

Segundo ele, o atleta chegará a montar até quatro cavalos diferentes. Na modalidade de saltos, por exemplo, os cavaleiros terão que saltar em quatro percursos, cada um com um animal diferente.

As provas da modalidade adestramento ocorrem nos dias 19 e 21 de julho. As de saltos e concurso completo de equitação (CCE) serão realizadas entre os dias 22 e 24. Onze atletas brasileiros competirão no hipismo nos Jogos Militares.

A quinta edição dos Jogos Mundiais Militares reunirá integrantes das Forças Armadas de 100 países em 20 esportes, como futebol, vôlei, natação, atletismo, pentatlo e judô, entre outros.

Edição: Graça Adjuto