PSDB protocola na Câmara pedido de reabertura de inquérito para investigar Mercadante por montagem de dossiê

22/06/2011 - 16h42

Priscilla Mazzenotti
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O PSDB pediu hoje (22), na Câmara dos Deputados, a reabertura do inquérito que, em 2006, investigou a denúncia de que o ex-senador pelo PT de São Paulo, Aloizio Mercadante, hoje ministro da Ciência e Tecnologia, teria encomendado um falso dossiê contra o então candidato ao governo de São Paulo, José Serra.

O líder do partido, Duarte Nogueira (SP), pediu ainda que o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Leandro Daiello Coimbra, reabra a investigação, feita pela Superintendência da PF em Mato Grosso, onde surgiram as denúncias. O inquérito foi arquivado por falta de provas quanto à autoria do suposto dossiê.

O pedido para reabertura dos inquéritos se deve à reportagem publicada pela revista Veja desta semana em que o bancário Expedito Veloso, um dos acusados de envolvimento no caso, afirma que Mercadante foi o mentor da elaboração do dossiê, o principal beneficiário do esquema e também um dos arrecadadores do dinheiro para levantar os documentos falsos.

“O que, sem dúvida, merece relevo, neste momento, é que essas informações, passadas pelo senhor Expedito Veloso, são mais do que suficientes para justificar o aprofundamento das investigações para, além de se indiciar o atual ministro Aloizio Mercadante, descobrir-se a origem do dinheiro e, finalmente, dar aos cidadãos brasileiros uma resposta efetiva sobre todo o ocorrido”, alega Duarte Nogueira na representação.

Edição: Lana Cristina