Dilma convida Márcio Fortes para presidência da Autoridade Pública Olímpica

21/06/2011 - 21h43

Mariana Jungmann e Luciana Lima
Repórteres da Agência Brasil

Brasília – O ex-ministro das Cidades, Marcio Fortes, foi convidado hoje (21) pela presidenta Dilma Rousseff para presidir a Autoridade Pública Olímpica (APO). O convite foi feito no retorno de Dilma do Rio de Janeiro para Brasília e foi aceito pelo ex-ministro, que ainda precisará passar por uma sabatina no Senado.

Fortes é o segundo indicado por Dilma para o cargo. Antes, a presidenta havia escolhido o ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. Meirelles, no entanto, não chegou a passar pela sabatina do Senado e acabou ficando com a indicação para a presidência do Conselho Superior da APO.

Ao anunciar o convite, Fortes disse que as prioridades são as obras de infraestrutura e mobilidade urbana. Mesmo com um tempo maior de preparação para as Olimpíadas, que o Rio de Janeiro sediará em 2016, em relação à Copa do Mundo, que ocorrerá em 12 cidades brasileiras em 2014, Fortes disse não estar tranquilo. "Não quer dizer que porque há mais dois anos, nós estamos tranquilos. Há uma data que não pode ser adiada que é a data dos jogos", disse.

Fortes lembrou ainda que ele já vinha trabalhando com essas obras quando era ministro das Cidades e gerenciava o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Olimpíadas. "Muitas dessas obras estavam no PAC", disse.

Edição: Lana Cristina