Aumento da renda das famílias e da oferta de crédito tiveram influência positiva na construção civil

17/06/2011 - 11h05

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Os aumentos da renda das famílias e da oferta de crédito estão entre os fatores que influenciaram positivamente o setor da construção civil em 2009. Em consequência, os investimentos cresceram 12,1% em relação a 2009, elevando a receita operacional liquida praticamente na mesma proporção: 12%.

De maneira geral, no entanto, um conjunto de fatores influenciou fortemente a construção civil ao longo de 2009, todos diretamente relacionados com a dinâmica do setor: o aumento do emprego, do consumo das famílias e da oferta de crédito imobiliário.

Esses são alguns dos pontos de destaque da Pesquisa Anual da Indústria da Construção, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O IBGE cita ainda a expansão dos desembolsos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), as obras realizadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que impulsionaram principalmente o segmento de infraestrutura, e a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de 30 diferentes tipos de materiais utilizados – todos com influência positiva sobre o setor.

O IBGE lembra que, aliado a esses fatores, o crédito imobiliário vem apresentando, nos últimos anos, seguidos aumentos no valor e no número de unidades financiadas, o que é explicado, em grande parte, pela expansão da renda e do emprego, da maior segurança jurídica, ampliação dos prazos de financiamento e da redução das taxas de juros.

Edição: Graça Adjuto