Justiça revoga mandados de prisão de suspeitos de corrupção em Campinas

16/06/2011 - 18h14

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) revogou os mandados de prisão de sete suspeitos de participar de um esquema de fraudes na prefeitura de Campinas (SP). Entre os beneficiados, estão a primeira-dama de Campinas, Rosely Nassim Santos, o vice-prefeito Demétrio Vilagra, e o ex-secretario municipal de Comunicação Francisco de Lagos Viana Chagas.

Presos na última sexta-feira (10), o ex-secretário de Segurança Pública do município Carlos Henrique Pinto e o ex-diretor da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa), Marcelo Figueiredo também tiveram a prisão revogada.

A Câmara de Vereadores de Campinas rejeitou na noite de ontem (14), por 16 votos a favor e 15 contra, a proposta de afastar o prefeito da cidade, Hélio de Oliveira Santos (PDT), enquanto são apuradas as denúncias de fraude. O resultado da votação não alcançou dois terços dos votos necessários para aprovar a proposta.

De acordo com o Ministério Público Estadual (MPE), agentes da administração municipal montaram um esquema para fraudar licitações da empresa de abastecimento da cidade, a Sanasa.

O caso levou a Câmara Municipal de Campinas a abrir um processo de impeachment do prefeito Hélio de Oliveira Santos. A defesa do prefeito sustenta que não há indícios de que ele tenha participado das fraudes apontadas pelo Ministério Público.

No próximo dia 29 deverão começar a os depoimentos de 20 testemunhas e do próprio prefeito na comissão que apura o caso na Câmara Municipal.

Edição: João Carlos Rodrigues