Polícia Federal troca passaportes com erros nos chips

15/06/2011 - 17h56

Daniella Jinkings
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Polícia Federal (PF) vai trocar 11.601 passaportes com erros nos chips para identificação. De acordo com a PF, os documentos foram produzidos pela Casa da Moeda, entre os dias 2 de março e 6 de abril. Mais da metade dos passaporte já foi substituída.

Segundo a PF, os problemas ocorreram na parte de acentuação gráfica. Nesses passaportes, os dados pessoais de seus donos saíram sem qualquer tipo de acentuação gráfica. A polícia informou que a troca dos passaportes entregues com problemas precisam ser trocados para dar mais segurança ao cidadão.

Os donos de passaportes com falhas estão sendo avisados por telefone ou por e-mail para fazer a troca nos locais onde os documentos foram emitidos. Também é possível consultar o número dos passaportes com problemas pelo endereço eletrônico da Polícia Federal (www.dpf.gov.br).

O Ministério das Relações Exteriores informou que sabe dos problemas de identificação de passaporte desde o dia 5 de maio. Embaixadas e consulados brasileiros, além de autoridades migratórias internacionais, já foram comunicadas sobre as falhas.

De acordo com o Itamaraty, até o momento, não foi relatado nenhum problema envolvendo os passaporte com erros nos chips. Os brasileiros que precisarem viajar antes de efetuar a troca não serão prejudicados, segundo a PF.

Edição: João Carlos Rodrigues//Matéria ampliada às 17h53