Operação contra consumo e venda de crack recolhe das ruas 90 usuários na zona norte do Rio

15/06/2011 - 16h21

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A Polícia Militar, agentes da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente e equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social recolheram das ruas, hoje (15), 90 pessoas, sendo seis crianças e adolescentes, em mais uma operação contra o consumo e venda de crack, no Morro do Cajueiro, em Madureira, zona norte do Rio de Janeiro. Entre os 84 adultos retirados, havia duas mulheres grávidas.

Essa foi a terceira operação após a decisão conjunta do Ministério Público do estado e da prefeitura do Rio, que garante a internação, para tratamento médico, dos menores dependentes químicos acolhidos, mesmo contra a própria vontade ou da família. Nas duas primeiras operações, 22 crianças e adolescentes foram internados compulsoriamente. Eles foram encaminhados para quatro abrigos municipais de tratamento.

O secretário municipal de Assistência Social, Rodrigo Bethlem, destacou a importância da decisão para as operações de rotina. “Antes dessa internação compulsória, a gente acabava recolhendo sempre as mesmas crianças e os mesmos adolescentes. A gente voltava no lugar e a grande maioria havia retornado. Hoje, como internamos compulsoriamente, estas crianças não retornam mais”, disse Bethlem.

Os agentes percorreram a cracolândia da comunidade e o entorno do Mercadão de Madureira, famoso polo comercial da região. Foram apreendidos também canivetes, facas e material para o consumo da droga. Durante o trabalho, um educador social da secretaria levou uma cabeçada de um dos recolhidos. A polícia interveio e acalmou a situação.

Todos os recolhidos serão identificados pela polícia e encaminhados para abrigos socioassistenciais. Se os menores, depois do diagnóstico médico, forem considerados dependentes, também serão internados.

Ao todo, 30 profissionais de assistência social, 20 policiais militares e cinco policiais civis da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente participaram da ação. Do dia 31 de março até hoje, nas 13 operações realizadas, foram retiradas das ruas 932 pessoas, sendo 747 adultos e 185 crianças e adolescentes.

Edição: Lana Cristina