Após exame médico, Fujimori volta à prisão em Lima

15/06/2011 - 7h23

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Sofrendo de um câncer na língua, o ex- presidente do Peru  Alberto Fujimori (1990-2000), de 73 anos, voltou ontem (14) à noite para a prisão em Lima, onde cumpre pena de 25 anos. Ele obteve autorização para deixar a prisão a fim de se submeter a um tratamento médico, mas os médicos constataram que o paciente não está em fase terminal e pode permanecer preso.

“O caso não pode ser considerado grave. Ele não está em fase terminal, apesar de continuar a ser um paciente de elevado risco”, disse o médico que o examinou, Pedro Sanchez. “Fujimori não necessita permanecer hospitalizado”.

Para os médicos que examinaram Fujimori, o paciente sofre de depressão, o que provocou a perda de mais de 15 quilos. Em abril de 2009, ele foi condenado a 25 anos de prisão por sua atuação no comando de massacres a civis no período de 1991 a 1992, durante a repressão às guerrilhas consideradas de esquerda.

Pai de Keiko Fujimori, de 35 anos, candidata derrotada nas últimas eleições presidenciais no país, o ex-presidente foi transferido da prisão de Lima para um hospital, também na capital, por causa de hemorragia oral. Pela quarta vez, ele foi submetido em fevereiro a uma cirurgia na língua devido ao câncer.

Durante a campanha eleitoral, Keiko sofreu cobranças dos opositores e dos eleitores de que sua plataforma política se assemelhava à do pai. Em todas as ocasiões, ela negou a possibilidade de que, se eleita, o pai é que governaria de fato. A filha de Fujimori perdeu as eleições, com um placar bastante apertado, para o nacionalista Ollanta Humala, que na semana passada esteve no Brasil.

*Com a agência pública de notícias de Portugal, a Lusa//Edição: Graça Adjuto