Alemães identificam a bactéria E.coli em pés de alface no Sudeste do país

14/06/2011 - 8h11

Da Agência Lusa

Brasília - As autoridades sanitárias da Alemanha descobriram a bactéria E.coli em folhas de alface, em uma área da região de Fürth, na Baviera, no Sudeste do país. O anúncio, feito hoje (14), ocorre quatro dias depois de as autoridades suspenderem o alerta contra o consumo da verdura. Os especialistas vão examinar os setores de distribuição e determinaram a retirada da alface dos supermercados.

No entanto, eles consideram improvável que haja uma relação entre a descoberta em Fürth e o surto infeccioso de E.coli, no Norte da Alemanha, que contaminou mais de 3.200 pessoas e causou 35 mortes.

O Instituto Robert Koch (RKI), de Berlim, informou que nos últimos dias o número de contágios diminuiu. No último dia 11, o RKI anunciou, após intensas pesquisas, que o surto de um perigoso tipo da bactéria E.coli teve origem em vegetais produzidos de uma exploração agrícola de Bienenbuettel, na Baixa Saxônia.

Em relação à bactéria identificada em Fürth, os especialistas analisam se é do tipo que provoca a perigosa Síndrome Hemolítica Urêmica (HUS), que causa danos nos rins e no cérebro e é responsável pela maioria das mortes.

De acordo com o Ministério da Agricultura e Defesa do Consumidor da Alemanha, foram feitos cerca de 9 mil testes para examinar vários tipos de alimentos – principalmente pepinos, tomates e alfaces. A hipótese mais provável, segundo os especialistas, é que outros genes da bactéria E.coli que não estão relacionados com a onda de contaminações.