Primeiro leilão de transmissão de energia elétrica do ano terá participação de nove empresas e um consórcio

08/06/2011 - 20h05

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O primeiro leilão de transmissão de energia elétrica de 2011, que será realizado na próxima sexta-feira (10), vai ter a participação de nove empresas e um consórcio. Eles vão disputar os três lotes compostos por subestações e linhas de transmissão com extensão total de 440 quilômetros.

O leilão será realizado na sede da Bovespa, em São Paulo, às 10h. O vencedor será aquele que apresentar a menor proposta de custo de transmissão para cada lote. Para participação no leilão, os proponentes aportaram garantia de 1% do valor do investimento estimado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

As empresas que manifestaram interesse de participação no leilão foram a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), a Neoenergia, a Orteng, a Alupar Investimento, a CME Construção e Manutenção Eletromecânica, a Cobra Instalaciones y Servicios, a Elecnor Transmissão de Energia, a FR Incorporadora e a Abengoa Concessões. O consórcio que se apresentou foi o Extremoz, formado pela Chesf e pela Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista.

A construção dos empreendimentos deverá demandar investimentos da ordem de R$ 750 milhões e geração de 4,5 mil empregos diretos.

Edição: Lana Cristina