Governistas elogiam Palocci e destacam papel da nova ministra

07/06/2011 - 22h58

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Lideranças aliadas do governo na Câmara lamentaram a saída do ministro Antonio Palocci, da chefia da Casa Civil, alegando que ele era importante para o governo e que mantinha uma interlocução positiva com o Congresso Nacional. “Temos que lamentar a saída. Ele [Palocci] era importante no governo e contribuiu enormemente pela vitória da presidenta Dilma Rousseff, além disso, vinha mantendo uma interlocução positiva com o Parlamento”, disse o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS).

Maia disse que a partir de agora Palocci terá mais tempo para dar as explicações que entender necessárias para esclarecer as denúncias contra ele. Para ele, a decisão do procurador-geral da República de arquivar as denúncias sinaliza que as dúvidas foram dirimidas. “Caberá agora restabelecer as relações e rediscutir os parâmetros de atuação entre o governo e o Congresso. Esperamos que esse processo de articulação política aconteça de forma transparente e que garanta uma boa convivência entre os poderes”.

Para o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), Palocci pediu demissão por entender que o quadro político no país inviabilizava sua permanência no governo. “Ele deixou claro que estava tranquilo com a sua consciência e que não cometeu nenhum ato ilícito: não houve trafico de influência, ele nunca usou dados sigilosos do governo para favorecer sua empresa nem empresa de terceiros. Ele saiu porque o quadro político inviabilizava o seu exercício na Casa Civil”.

De acordo com Vaccarezza, a articulação política na Câmara e no Senado está bem e a nova ministra Gleisi Hoffmann, vai dar continuidade ao trabalho que vinha sendo desenvolvido pelo seu antecessor. “A Gleisi tem experiência política, experiência administrativa e capacidade política. Além disso, a presidenta Dilma Rousseff identificou nela as características necessárias para conduzir a Casa Civil”.

O líder do PT, deputado Paulo Teixeira (SP), disse que o ministro Palocci saiu da Casa Civil, porque entendeu que era melhor para o país. “Ele saiu pela temperatura política, entendendo que poderia atrapalhar o governo. Ele saiu entendendo que a contribuição que ele dá no momento é do seu afastamento”. O líder se manifestou contrário à continuidade das investigações que a oposição pretende insistir contra Palocci. “Creio que não devamos mais desgastar o ministro Palocci”.
 

 

Edição: Rivadavia Severo