Furnas termina até dia 15 primeiro trecho de adaptação de fibras óticas do Anel Sudeste do PNBL

06/06/2011 - 19h13

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O trabalho de adaptação das instalações de fibras óticas da Eletrobras Furnas para o primeiro trecho do Anel Sudeste do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) deverá estar concluído até o próximo dia 15. Programa gerido pela Telebras, o PNBL deverá ter parte do Anel Sudeste, entre Brasília e Itumbiara (GO), inaugurado ainda este mês.

De acordo com o gerente do Departamento de Engenharia de Telecomunicações de Furnas, Paulo Cesar Bernardini, a empresa vai dispor de 3,5 mil quilômetros de cabos de fibras óticas para a formação do Anel Sudeste do PNBL. Serão atendidos 793 municípios, em quatro estados – Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo – e no Distrito Federal.

Bernardini destacou que a integração dos serviços de Furnas com a Telebras “vai ajudar na educação e na integração dos diferentes órgãos do governo que, hoje, utilizam o serviço [de acesso à internet banda larga] por meio das operadoras e, agora, vão poder usar [o serviço] da Telebras”.

Segundo ele, a empresa contribuirá com grande parte do caminho de cabos de fibras óticas do Anel Sudeste, por meio de suas linhas de transmissão. Outra parte será complementada pela Petrobras, utilizando a infraestrutura de gasodutos na região.

A participação de Furnas no PNBL se deu por meio de contratos de cessão de uso e, de acordo com Bernardini, a Eletrobras receberá pela manutenção das fibras óticas.

Furnas já iniciou também sua participação na formação do Anel Nordeste do PNBL que, em um primeiro trecho, levará os serviços de banda larga às localidades atendidas pela estatal na região: Serra da Mesa e Mimoso, em Goiás; além de Palmeirópolis e Nova Rosalandia, no Tocantins. A empresas participará ainda de parte do Anel Sul. A parte restante do Anel Nordeste ficará sob a responsabilidade da Eletrobras Eletronorte.

Edição: Lana Cristina