Eleição de Humala gera incerteza no mercado peruano e faz Bolsa de Valores do país despencar

06/06/2011 - 19h39

Adriana Nasser
Enviada Especial da TV Brasil

Lima – A eleição do nacionalista Ollanta Humala para a Presidência do Peru tem provocado instabilidade no mercado financeiro local. A Bolsa de Valores de Lima registrou hoje (6) a maior queda da história, de 12,51%, e fechou mais cedo para evitar novas baixas.

Com quase 90% das urnas apuradas, Humala, de centro-esquerda, teve 51,3% dos votos, contra 48,8% da conservadora Keiko Fujimori, filha do ex-presidente peruano Alberto Fujimori.

O mercado já dava sinais de instabilidade com a perspectiva de eleição de Humala. Dois dias antes da votação, a Bolsa caiu 7,16%. Alguns setores temem que eleição de um representante da esquerda leve à maior intervenção do governo na economia.

A expectativa agora é pela indicação do novo ministro de finanças do país. No entanto, o anúncio só deverá ser feito após a divulgação do resultado oficial das eleições, previsto para 10 de junho, depois que todas as urnas do interior do país chegarem à capital para contagem dos votos.

Em discurso após os resultados que indicavam sua vitória, Humala afirmou que vai concentrar suas atenções no estímulo ao crescimento econômico com inclusão social. O presidente eleito também afirmou que pretende formar uma equipe de governo integrada pelos melhores quadros técnicos e intelectuais e que sua gestão será baseada em uma economia aberta e de mercado visando ao fortalecimento interno.

 

Edição: Aécio Amado