Dilma telefona ao presidente eleito do Peru e convida-o para visitar o Brasil antes da posse

06/06/2011 - 17h16

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff conversou hoje (6), por telefone, com o presidente eleito do Peru, Ollanta Humala. Na conversa, Dilma convidou o político peruano para visitar o Brasil antes da posse, marcada para 28 de julho. Dilma parabenizou e desejou sorte ao presidente eleito, que venceu Keiko Fujimori, filha do ex-presidente Alberto Fujimori.

Segundo o assessor especial da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, Humala confirmou a visita ao Brasil. “Estamos satisfeitos. A tendência é de que ela [Dilma] vá para a posse do presidente [eleito do Peru]. Problemas podem ocorrer, mas a tendência é esta”, disse Garcia. “Ela falou com ele [Humala] rapidamente, estava muito emocionado e muito animado. Em princípio, ele aceitou vir ao Brasil como presidente eleito.”  
  
Pelos dados Instituto Nacional de Processos Eleitorais (Onpe) do Peru, Humala obteve 50% dos votos apurados, enquanto Keiko ficou com 49%. A disputa foi apertada e Keiko afirmou que só se pronunciará ao final da apuração. O último boletim oficial divulgado informa que foram apuradas 75% das urnas.

Em visita a Brasília, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, também parabenizou Humala. Chávez disse que não conseguiu falar por telefone com o peruano, mas, do Brasil, desejou boa sorte a ele. “Estamos daqui parabenizando o presidente [eleito] do Peru, que está em pleno amanhecer de uma nova era, como diz Rafael Correa [presidente do Equador]”, afirmou Chávez.

Edição: Nádia Franco