Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil
São Paulo – O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, afirmou hoje (3) que o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) mostra que o país está no "caminho certo". De acordo com ele, a ameaça inflacionária foi superada e o Brasil ruma ao crescimento sustentável.
“Nós tivemos um primeiro semestre em que o governo teve de fazer uma ginástica, um esforço fiscal muito forte para conjurar a ameaça inflacionária, mas eu acho que esse momento está praticamente ultrapassado”, disse ele, que participou do Congresso Brasileiro do Aço, em São Paulo.
O ministro apostou em um crescimento econômico ainda maior no segundo semestre, mas lembrou que o país não pode se descuidar da área social. “Eu estou otimista para o segundo semestre, acho que já retomamos o caminho do crescimento, do crescimento sustentável, com responsabilidade fiscal, mas sem abrir mão daquilo que é mais importante: crescer gerando emprego e renda”.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje que o PIB cresceu 1,3% no primeiro trimestre, na comparação com o último trimestre de 2010. O destaque foi a agropecuária, que registrou aumento de 3,3%. Em seguida aparecem a indústria, com expansão de 2,2%, e os serviços, com elevação de 1,1%.
Edição: Vinicius Doria
CNI aumenta para 3,8% projeção de crescimento econômico este ano
Mantega garante que ajuste fiscal não será relaxado e admite mais medidas contra a inflação
Mantega afirma que economia cresce em ritmo mais moderado, mas sem perder vitalidade
Expansão do PIB ante primeiro trimestre de 2010 coloca Brasil no quarto lugar entre Brics