Luiz Henrique será o relator do Código Florestal na Comissão de Agricultura

02/06/2011 - 15h01

Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O senador Luiz Henrique (PMDB-SC) deverá acumular a relatoria do projeto de lei do Código Florestal nas comissões de Constituição e Justiça e de Agricultura do Senado. A indicação do ex-governador foi confirmada na sessão de hoje (2) da Comissão de Agricultura pelo presidente Acir Gurgacz (PDT-RO).

Quando governou Santa Catarina, Luiz Henrique elaborou um código florestal para o estado e o colocou em vigor, apesar das críticas de entidades ligadas ao movimento ambientalista.

Ontem (1º), Gurgacz e o presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), acertaram a realização de audiências públicas conjuntas. Audiências coletivas “produzirão debates produtivos”, diz Gurgacz. Ele espera que as duas comissões cheguem a um texto comum, deixando as divergências mais profundas para apreciação em plenário. A primeira audiência pública, com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, será na próxima quinta-feira (9), às 11h.

A senadora Gleise Hoffmann (PT-PR) considerou a promoção de debates em conjunto com a Comissão de Meio Ambiente “fundamental" para aprovar temas comuns.

O senador Blairo Maggi (PR-MT) elogiou a escolha de Jorge Viana (PT-AC) para relatar a matéria na Comissão de Meio Ambiente. “Jorge Viana tem conhecimento do assunto e paciência para discuti-lo”, afirmou Maggi

Ele propôs aos membros da Comissão de Agricultura que se reúnam informalmente na semana que vem para “tirar dúvidas” sobre o texto aprovado na Câmara dos Deputados. Para ele, é fundamental que a comissão trabalhe com o objetivo de “unir pensamentos para enfrentar os embates que virão de fora”.

Edição: Nádia Franco