Bombardeio da Otan mata 14 civis no Sudoeste do Afeganistão

29/05/2011 - 16h05
Da BBC Brasil
 

Brasília – Um bombardeio da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) matou 14 pessoas, todas civis, na província de Helmand, no Sudoeste do Afeganistão, segundo informam autoridades locais. O ataque,  no distrito de Nawzad, tinha insurgentes como alvo, mas acabou atingindo duas casas de civis e matando duas mulheres e 12 crianças, de acordo com os relatos. Militares da Otan e do Afeganistão investigam o caso.

O bombardeio ocorreu depois do ataque a uma base dos fuzileiros navais americanos no sábado (28).

Um grupo de pessoas do vilarejo de Sera Cala viajou até a capital de Helmand, Lashkar Gah, levando os corpos de oito crianças, a mais nova com 2 anos de idade, informou o correspondente da BBC na capital afegã, Cabul, Quentin Sommerville. "Veja, eles não são do Talibã", gritavam as pessoas, enquanto mostravam os corpos a jornalistas locais, levando-os à sede do governo.

Mais cedo, um soldado da coalizão ocidental foi morto em uma batalha com insurgentes na mesma área, o que levou a Otan a realizar o bombardeio, disse um porta-voz da missão internacional no Afeganistão.

De acordo com o correspondente da BBC, enquanto os grupos rebeldes islâmicos são responsáveis pela maioria das mortes de civis no Afeganistão, as mortes de afegãos por soldados estrangeiros são uma fonte cada vez maior de ódio.

O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, já criticou a Otan por não fazer o suficiente para prevenir essas mortes, e já pediu ao ministro da Defesa que impeça o que descreveu como "operações arbitrárias" das forças internacionais.

Na quarta-feira (25), 20 policiais afegãos e 18 civis foram mortos em um ataque aéreo da Otan no Nuristão, Nordeste do país, no qual cerca de 30 combatentes do Talibã também foram mortos, conforme informou hoje (29) o governador da província.

Os policiais e os civis foram mortos depois de serem confundidos com militantes, disse o governador. O Nuristão foi palco de intensas batalhas entre o Talibã e as forças de segurança afegãs na semana passada.

No norte do país, medidas de segurança foram tomadas para o funeral do general Mohammad Daud Daud, comandante da Polícia para o Norte do Afeganistão, morto ontem (28) em um atentado suicida contra a sede do governo da província de Takhar. Ele foi um dos sete mortos no ataque assumido pelo Talibã. O general foi o mais alto integrantes do governo afegão morto pelo grupo insurgente este ano.

O local do funeral não foi divulgado por razões de segurança.