Bombeiros conseguem trazer à superfície parte da proa do barco que naufragou no Lago Paranoá

27/05/2011 - 18h50

Da Agência Brasil

Brasília – Depois de quase sete horas de trabalho hoje (27), a equipe do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal que está no Lago Paranoá, para içar o barco Imagination, conseguiu trazer à superfície parte da proa da embarcação, por volta das 16h.

No momento, os bombeiros estão amarrando a proa em um rebocador, para que ele fique fixo. A embarcação, que estava a 17 metros de profundidade, está sendo erguida com a ajuda de quatro balões infláveis e um barco rebocador. Os bombeiros estudam, agora, a possibilidade de colocar mais dois balões para que a parte inferior do Imagination seja suspensa mais facilmente.

De acordo com o major Maximiano Luciano da Rosa, um dos coordenadores da operação, os trabalhos continuarão hoje até o içamento total do barco, mesmo que avancem pela noite.

Ontem (26), foi o primeiro dia de tentativa de trazer a embarcação à superfície. Os bombeiros trabalharam mais de dez horas para tirar o barco do fundo do Lago Paranoá, mas dois dos balões escapuliram para a parte de dentro do barco, impedindo que ele fosse colocado na posição desejada. O içamento é fundamental para as investigações da Polícia Civil sobre a causa do acidente. Uma das hipóteses levantada é a superlotação.

O Imagination afundou no último domingo (22), quando funcionários do bufê, cujo proprietário era também dono do barco, participavam de uma confraternização da empresa. O bufê organizava, com frequência, festas no Lago Paranoá. Pelas contas da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros, 94 pessoas sobreviveram e nove morreram. A capacidade do barco era de 92 pessoas.
 

Edição: Lana Cristina