Filho de Portinari cede uso de imagem de pinturas do pai para o Brasil Sem Miséria

26/05/2011 - 20h07

Luciana Lima

Repórter da Agência Brasil
 

Brasília - O filho do pintor modernista Cândido Portinari, João Cândido Portinari, cedeu o direito de imagem das obras de seu pai para uso no programa Brasil Sem Miséria, que será lançado pelo governo no próxima dia 2 de junho. O programa tem o objetivo de erradicar a miséria extrema no Brasil, promessa de campanha da presidenta Dilma Rousseff, e deverá ser um dos eixos do governo nos próximos quatro anos.

O caráter social das obras de Portinari motivou a escolha. Hoje (26), no Palácio do Planalto, João Cândido Portinari assinou o termo de concessão do direito de uso. Ele ressaltou que, se estivesse vivo, seu pai estaria muito feliz por ter uma de suas obras ilustrando uma ação para combate à miséria. "Meu pai disse uma vez em uma entrevista: 'o homem merece uma existência mais digna. A minha arma é a pintura'".

Entre as obras que ele considera mais apropriadas para ilustrar a campanha está a série Retirantes, que ilustra uma família de retirantes nordestinos fugindo da seca. Três dessas telas estão no Museu de Arte de São Paulo (Masp) e uma foi comprada pelo governo da França.

"O painel Guerra e Paz é a obra mais emblemática de meu pai, mas tem um caráter mais global. Eu acho que a série Retirantes é mais apropriada para a realidade brasileira. Mas existem várias obras de meu pai com a temática social. Ele lutou contra a miséria até o último suspiro", disse João Cândido Portinari, que citou ainda a tela Despejados, de 1934, que retrata uma família às margens de uma linha férrea, como de temática social.

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, disse que ainda não há definição sobre qual tela de Portinari será símbolo do Brasil Sem Fome. "Ainda não definimos. Mas o conjunto da obra de Portinari representa o homem brasileiro e as famílias olhadas pelo Brasil Sem Miséria", disse.

 

Edição: Aécio Amado