Sindicalistas pressionam deputados para votar redução da jornada de trabalho

25/05/2011 - 18h33

Roberta Lopes
Repórter da Agência Brasil

Brasília - As centrais sindicais promoveram hoje (25) um ato na Câmara dos Deputados em favor da proposta que reduz a jornada semanal de trabalho de 44 para 40 horas. O presidente da Força Sindical e deputado federal, Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), disse que os sindicalistas farão manifestações durante toda a semana para pressionar pela aprovação do projeto.

“Nós virermos aqui toda semana cobrar dos deputados, dos líderes partidários [a votação da matéria]. Este projeto já está na pauta há 16 anos e temos esperança de que possamos votar e que os trabalhadores tenham definitivamente as 40 horas [semanais]”.

O deputado sugeriu ainda que a Câmara dos Deputados crie uma comissão, com a participação de trabalhadores e de empresários, para debater a matéria e apressar a votação. O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), disse que há um longo caminho até a votação da proposta. “Acho que a discussão precisa ser inciada e é preciso que haja vontade política de todos os deputados e dos sindicatos para poder votar esta matéria.”

Além da redução da jornada, a proposta que tramita na Câmara também aumenta o valor da hora extra de 50% do valor da hora normal para 75%.

Edição: Vinicius Doria