Plano Agrícola e Pecuária do governo vai destinar recursos para recuperação de plantações de cana

24/05/2011 - 19h19

Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro da Agricultura, Wagner Rossi, anunciou hoje (24) algumas novidades do Plano Agrícola e Pecuário 2011/2012, que será lançado em junho. Entre elas, estão uma linha de financiamento para a renovação das plantações de cana-de-açúcar e três linhas de crédito para a pecuária. Segundo o ministro, serão disponibilizados mais que os R$ 100 bilhões da safra atual.

“Teremos condições de ampliar as exportações, garantir o abastecimento interno, conciliando o aumento da produção de grãos e de proteína com a preservação ambiental”, disse Rossi, por meio de nota.

O ministro afirmou que o foco do financiamento para renovação das plantações de cana-de-açúcar para indústrias e produtores independentes é a ampliação do uso de tecnologia na lavoura para aumento da produtividade e a recuperação das lavouras. Para os pecuaristas serão oferecidas condições especiais de crédito para que mantenham e comprem mais matrizes, além da linha que serve à recuperação de pastagens degradadas.

Resultado de estudos e negociações entre os ministérios da Agricultura e da Fazenda, com aval da presidenta Dilma Rousseff, serão criados mecanismos, no próximo plano safra, para que as culturas agrícolas voltadas ao mercado interno tenham o mesmo apoio recebido pelas commodities exportadas que o país exporta.

Na semana passada a presidenta Dilma anunciou a oferta de R$ 16 bilhões em crédito para a Agricultura Familiar na safra 2011/2012. O montante é o mesmo disponibilizado no ano passado.

Edição: João Carlos Rodrigues