Nível de endividamento das famílias paulistanas cai e fica em 45% em maio

24/05/2011 - 20h00

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Levantamento da Federação do Comércio de São Paulo (Fecomercio-SP), divulgado hoje (24), apontou que, em maio, 45,7% das famílias paulistanas têm algum tipo de dívida. Em abril, o percentual era  48,3%. Segundo a entidade, a queda no nível de endividamento está relacionada à redução do índice de confiança do consumidor. Em fevereiro, 53,8% das famílias tinham contas a pagar.

A principal forma de endividamento registrada em maio é o cartão de crédito, sendo que 68,5% dos paulistanos têm pendências relacionadas a essa forma de financiamento. Em seguida, vêm os carnês (21,3%) e o crédito pessoal (19,2%) como formas de endividamento.

O número de compradores com contas em atraso, no entanto, permaneceu estável, 14% em abril e maio. “Isso demonstra que o consumidor, embora já esteja sentindo os efeitos da elevação do preço nas suas compras, consegue administrar melhor suas dívidas”, avaliou a Fecomercio-SP.

O índice é maior, porém, entre os consumidores com renda até dez salários mínimos (16%). Entre aqueles com maior poder aquisitivo, que ganham acima de dez salários, o percentual é 8%.

Em relação ao tempo de atraso, 46,3% ultrapassaram os prazos por mais de 90 dias. Os percentuais para as famílias com atraso no pagamento de contas de até 30 dias e entre 30 e 90 dias são 24,8% e 24,4%, respectivamente.

Edição: Lana Cristina