México prende 16 policiais suspeitos de proteger cartéis de tráfico de drogas, pessoas e armas

24/05/2011 - 9h19

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Dezesseis policiais foram presos hoje (24), no México, por suspeitas de proteção aos cartéis de tráfico de drogas, pessoas e armas no país. Os policiais são acusados de recebimento de propina para garantir proteção aos líderes desses grupos. A região fronteiriça do México com os Estados Unidos é considerada uma das áreas mais violentas das Américas. Na área atuam vários cartéis, dos quais os maiores são El Golfo e Los Zetas.

As autoridades mexicanas informaram que alguns dos agentes recebiam propina para alertar os  traficantes de droga sobre as operações policiais previstas para as áreas específicas. Também havia acordos para os policiais manterem sob vigilância os traficantes rivais e garantirem proteção aos líderes de grupos criminosos.

A prisão dos 16 policiais foi possível por causa de um esquema descoberto com o uso de escutas telefônicas e monitoramento de redes sociais pela internet. Dos 32 estados do México, 17 são apontados como os mais violentos em decorrência da ação dos cartéis.

Ontem (23) o Exército do México descobriu um túnel ainda em construção, com 5 metros de profundidade e 2 metros de diâmetro, ligando o México aos Estados Unidos.  De acordo com as autoridades, o objetivo era facilitar o tráfico de pessoas, drogas e armas.

Edição: Juliana Andrade