Cinzas de vulcão islandês provocam cancelamento de voos na Escócia e na Noruega

24/05/2011 - 9h53

Da BBC Brasil

Brasília – Os aeroportos da Escócia e da Noruega cancelaram hoje (24) vários voos em consequência do alastramento das cinzas do vulcão islandês Grimsvotn, que entrou em erupção no último dia 21. Empresas como a British Airways, Easyjet e KLM decidiram suspender suas atividades na Escócia e alguns voos transatlânticos foram adiados.

Na Noruega, a operadora aeroportuária Avinor anunciou hoje restrições ao tráfego aéreo na Costa Oeste do país como precaução pela chegada das cinzas do Grimsvotn ao país. A agência europeia de controle aéreo, Eurocontrol, montou um grupo de gerenciamento de crise em antecipação ao possível alastramento das cinzas.

As decisões sobre o cancelamento de voos ou fechamento de espaço aéreo são normalmente tomadas com uma antecedência inferior a 24 horas. Os temores sobre as consequências da nova erupção vulcânica na Islândia sobre o tráfego aéreo na Europa provocaram ontem (24) fortes quedas em várias ações ligadas ao setor.

No ano passado, as cinzas de outro vulcão islandês, o Eyjafjallajokull, provocaram o cancelamento de cerca de 100 mil voos na Europa ao longo de quase um mês, provocando um prejuízo estimado em US$ 1,7 bilhão (cerca de R$ 2,75 bilhões). Segundo especialistas, o Grimsvotn não deve causar tantos problemas: além de a erupção atual ter menor escala, suas cinzas têm partículas maiores e, por isso, caem mais rapidamente no chão.

Estudos e análises feitos durante a crise do ano passado levaram as autoridades europeias a elevar a concentração limite das cinzas para a permissão de voo em 20 vezes, reduzindo a possibilidade de restrições. Segundo a Eurocontrol, a previsão é que a nuvem de cinzas se espalhe pelo Norte da Escandinávia e da Rússia, nos próximos dois dias.

De acordo com a agência, as cinzas mais concentradas, que provocam problemas para o tráfego aéreo, devem ficar limitadas ao Oeste da Escócia. O serviço meteorológico escocês previu que a nuvem de fumaça vulcânica chegaria ontem à noite ao país e na manhã de hoje à Irlanda do Norte. Segundo a previsão, a Inglaterra não será afetada pelas cinzas.

A ameaça de mais interrupções aéreas fez com que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adiantasse em um dia sua ida de Dublin (Irlanda) a Londres - suas duas primeiras passagens da série de viagens pela Europa ao longo desta semana.

Em um discurso ao ar livre em Dublin, Obama ressaltou os laços entre os Estados Unidos e a Irlanda, dizendo que os dois países estão unidos por séculos de amizade e valores em comum. Ele elogiou a disposição dos irlandeses de superar as diferenças sectárias e as dificuldades financeiras.