Brasil e Argentina começam negociações para solucionar problemas no comércio bilateral

23/05/2011 - 19h00

Luciene Cruz

Repórter da Agência Brasil

 

Brasília – As negociações para solucionar os problemas das barreiras comerciais entre o Brasil e a Argentina começaram hoje (23), em Buenos Aires, com a reunião dos secretários da Indústria e Comércio Exterior do Brasil, Alessandro Teixeira, e da Argentina, Eduardo Bianchi. A secretária de Comércio Exterior, Tatiana Prazeres, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) também participa do encontro que termina amanhã (24).

Há duas semanas, o governo brasileiro decidiu suspender a licença automática para os automóveis importados da Argentina, lançando mão da mesma regra que o governo argentino adotou em relação aos produtos brasileiros que ficam retidos na fronteira, ou seja, fazendo uso de uma autorização que demora 60 dias para os produtos serem liberados.

Segundo um técnico do MDIC, o objetivo da reunião é sair com um acordo fechado e, com isso, evitar que o o problema seja negociado pelos ministros, Fernando Pimentel e Débora Giorgi. De acordo com esse técnico, o Brasil não está disposto a flexibilizar a regra de licença não automáticas sem a contrapartida do governo argentino.

Atualmente, produtos de 600 setores estão fora da licença automática na Argentina. Empresários de vários seguimentos reclamam do embarreiramento feito pelo governo argentino aos produtos brasileiros. Além disso, alguns prazos ultrapassam o limite máximo de 60 dias permitido pela Organização Mundial do Comércio (OMC), o que inviabiliza o intercâmbio comercial entre os países.

 

Edição: Aécio Amado