Investigadores franceses sinalizam que podem existir elementos para identificar as causas do acidente AF 447

17/05/2011 - 9h47

Da Agência Lusa


Brasília - Os investigadores do Escritório de Investigação e Análises da França (cuja sigla em francês é BEA) informaram hoje (17) que deverão dispor de elementos para determinar as causas do acidente envolvendo o avião da Air France, que caiu em 31 de maio de 2009, na costa brasileira. O voo AF 447 seguia do Rio de Janeiro para Paris. Nele, estavam 228 pessoas e apenas cerca de 50 corpos foram encontrados.

“A coleta dos dados das gravações sonoras e dos parâmetros de voo nos dão a quase certeza de que vamos poder esclarecer o acidente”, informou em comunicado o BEA. Encarregado pelo comando das investigações, o BEA acrescentou ainda que  “no estado atual das investigações não se pode tirar conclusão alguma”.

O BEA indicou ainda que somente as informações comprovadas pelos investigadores serão consideradas válidas. “Os investigadores deverão agora analisar e validar múltiplas informações. Trata-se de um trabalho longo e minucioso e o BEA já anunciou que não publicará relatório provisório”, informou o escritório.

Os especialistas do BEA tentam determinar se houve erro humano ou falha em algum equipamento. As duas caixas-pretas chegaram no último dia 12 à França para ser analisadas por peritos. Os equipamentos foram resgatados no início deste mês depois de uma operação de busca, que começou no mês passado a 3.900 metros de profundidade, na costa brasileira.

A expectativa é que sejam divulgados, ainda esta semana, os resultados dos testes de DNA dos ossos das duas vítimas, cujos corpos foram retirados dos destroços do avião. Se os testes forem negativos, as autoridades decidiram que serão suspensas as buscas por corpos. A determinação é do procurador adjunto do Tribunal de Paris, Jean Quintard.