Acidente com avião da Gol: MPF contesta condenação de pilotos de jato à prestação de serviços comunitários

17/05/2011 - 19h07

Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Ministério Público Federal em Mato Grosso (MPF-MT) informou hoje (17) que vai recorrer da sentença que condenou os pilotos norte-americanos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino a serviços comunitários. Eles eram os pilotos do jato Legacy que se chocou com um avião da Gol que seguia de Manaus para Brasília, em 2006. O avião caiu em uma região de mata fechada no norte de Mato Grosso, causando 154 mortes.

A sentença do juiz federal substituto Murilo Mendes foi divulgada na noite de ontem (16). O MPF-MT informou que recorrerá apenas quando receber a notificação formal para saber quais pontos vai contestar. O recurso será encaminhado ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região, responsável por analisar os casos da primeira instância da Justiça Federal em Mato Grosso.

Mendes condenou os pilotos a quatro anos e meio de detenção em regime semiaberto, mas a pena foi substituída por prestação de serviços comunitários em instituição brasileira fixada nos Estados Unidos. Joseph Lepore e Jan Paul Paladino também foram proibidos de exercer a profissão de piloto no Brasil.

A Associação de Familiares e Amigos das Vítimas do Voo 1907 informou que “os parentes estão decepcionados e revoltados com o resultado”. O advogado Dante D'Aquino, assistente do MPF na ação, disse que a decisão frustrou os parentes das vítimas, que esperavam “pena máxima em regime fechado”. Ele também criticou a substituição da pena por prestação de serviços. “Apesar de a pena ser alta, nada adianta substituí-la por serviços comunitários prestados no país de origem."

Edição: João Carlos Rodrigues