Soldados de Israel disparam contra manifestantes árabes em Gaza e na Síria

15/05/2011 - 14h18

Da BBC Brasil

Brasília – Soldados israelenses abriram fogo hoje (15) contra grupos de manifestantes que protestavam em postos fronteiriços na Faixa de Gaza e na Síria. O Exército de Israel afirma ter dado apenas tiros de advertência para o alto, mas relatos obtidos pela BBC afirmam que os incidentes deixaram pelo menos 55 feridos e quatro mortos.

As mortes, de acordo com a BBC, ocorreram no lado sírio, quando manifestantes tentaram cruzar a fronteira nas Colinas do Golã, ocupada por Israel. Pelo menos dez pessoas ficaram feridas no local. Na Faixa de Gaza, médicos locais afirmam que os disparos deixaram 45 feridos.

Também houve confrontos em Ramallah, na Cisjordânia. As forças de segurança israelenses responderam com bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha a um grupo de manifestantes que arremessaram pedras contra os soldados em um posto de controle no caminho para Jerusalém.

Neste domingo, os palestinos promovem grandes protestos para lembrar a Nakba, ou catástrofe. A data marca a fuga e a remoção de centenas de milhares de palestinos das suas casas nos conflitos que sucederam à criação de Israel, em 1948.

Segundo a BBC Brasil, as manifestações deste ano ganharam ímpeto com a onda de protestos a favor da democracia que vêm ocorrendo desde o início do ano em diversos países do Oriente Médio e do Norte da África.