Presidente do México agradece apoio do U2 no combate à violência e demite suspeitos de envolvimento com cartéis

13/05/2011 - 9h35

Da Agência Lusa

Brasília – Em meio a um conflito entre os cartéis que atuam no tráfico de drogas e de pessoas no México, o presidente do país, Felipe Calderón, agradeceu o apoio do vocalista da banda U2, Bono Vox, no combate à violência na região. A banda de rock fez um espetáculo ontem (12) na Cidade do México em defesa da paz no país.

“Agradeço as palavras de alento que os [artistas do] U2 deram ao povo mexicano na luta pela segurança”, disse Calderón. “Se nos permitem, queremos dedicar esta última canção a todos os que perderam os seus entes queridos devido à violência neste país”, disse Bono, durante o show.

Paralelamente, o governo mexicano demitiu sete diretores regionais do Instituto Nacional de Imigração (INM) por suspeitas de envolvimento no sequestro de imigrantes, que tentam chegar aos Estados Unidos, utilizando o México como caminho. O sequestro é um dos recursos usados por cartéis para extorsão e tráfico de drogas.

Os agentes dispensados exerciam funções nas regiões que são as mais usadas por imigrantes para chegar até a fronteira com os Estados Unidos, como Tamaulipas, San Luís Potosi, Veracruz, Oaxaca, Tabasco, Quintana Roo e Estado do México. Nesses estados é registrado o maior número de casos de sequestros e mortes no país.

A Comissão Nacional dos Direitos Humanos do México informa que 11.333 imigrantes, principalmente de países da América Central, foram sequestrados apenas em um semestre do ano passado. O combate à ação dos cartéis é a principal bandeira do governo Calderón.

Recentemente foi aprovada uma nova legislação que tenta proteger os imigrantes e define um visto especial para os naturais da Guatemala e do Brasil que tentam chegar aos Estados Unidos. Apenas ontem (12) oito corpos foram encontrados decapitados no Norte do México. As autoridades policiais são alvos preferenciais dos cartéis.