Rio recebe a maior exposição de fotojornalismo do mundo

11/05/2011 - 18h37

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O repórter fotográfico Alexandre Vieira, do jornal O Dia, é um dos profissionais destacados com menção honrosa pela Fundação World Press Photo (WPP), da Holanda, na 54ª exposição World Press Photo, que será aberta na Caixa Cultural, no Rio de Janeiro, no próximo dia 17. Trata-se da mais importante exposição de fotojornalismo do mundo. O Rio de Janeiro é a primeira cidade no Continente Americano a receber a exposição este ano.

Vieira fez o registro de um tiroteio na Avenida Brasil, no Rio, no dia 3 de março de 2010. Por isso, recebeu a distinção da WPP na categoria Notícias em Destaque – Série de Fotos.

A grande vencedora da mostra, na categoria Retratos, foi a fotógrafa Jodi Bieber, da África do Sul, com o retrato de Bibi Aisha - a afegã que teve o nariz cortado ao fugir da casa para não sofrer mais maus-tratos do companheiro.

O curador da mostra, Rafael Ferraz, lembrou que a imagem foi capa da edição de 9 de agosto de 2010 da revista norte-americana Time. A premiação da WPP é anual e elege as melhores fotografias publicadas na imprensa no ano anterior.

A exposição percorre vários países e costuma ser vista por mais de 2,5 milhões de pessoas a cada edição. No Rio, ela ficará aberta ao público até 19 de junho. Em seguida, seguirá para Brasília, onde poderá ser vista a partir do início de julho, indo depois para a Espanha, França, os Estados Unidos e o Canadá, entre outros países.

São ao todo 177 fotos, divididas pelas categorias Notícias em Geral, Notícias em Destaque, Pessoas e Notícias, Esportes, Assuntos Atuais, Vida Cotidiana, Retratos, Arte e Entretenimento e Natureza. Participaram dessa edição da premiação da WPP 55 fotógrafos de 23 nacionalidades.

O evento faz parte da programação do Ano da Holanda no Brasil, instituído em 2011 pela presidenta Dilma Rousseff, com o objetivo de aproximar os dois países.

Edição: João Carlos Rodrigues//Houve alteração na matéria, às 19h20, no sobrenome do repórter fotográfico do jornal O Dia