Ipea lança boletim sobre tecnologia, produção e comércio exterior

10/05/2011 - 7h39

Da Agência Brasil

Brasília - O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apresenta hoje (10), às 10h, a 13ª edição do boletim Radar: Tecnologia, Produção e Comércio Exterior. Produzida pela Diretoria de Estudos e Políticas Setoriais, de Inovação, Regulação e Infraestrutura (Diset), a publicação traz quatro artigos e será divulgada na sede do Ipea, em Brasília.

No primeiro artigo, o tema abordado é a pauta brasileira de exportações e o ciclo atual de valorização das commodities. O segundo trabalho, intitulado Um perfil do Uso da Educação Online no Brasil, discute questões relacionadas ao uso da banda larga, ou seja, serviços, aplicativos e conteúdo. Com base em dados das pesquisas sobre uso das tecnologias da informação e comunicação no Brasil, conduzidas pelo Comitê Gestor de Internet (CGI), os autores analisam os fatores que explicam a participação ou não em cursos online.

O terceiro artigo debate os paradoxos das políticas de inovação no Brasil, que carecem de estrutura institucional adequada à sua implementação. O último trabalho analisa os principais pontos incorporados à proposta de aperfeiçoamento da legislação brasileira de defesa da concorrência e sistematiza argumentos contrários a algumas das emendas apresentadas aos projetos de lei que tratam do tema no Senado.

Edição: Graça Adjuto