Começam aulas de qualificação para 15 mil profissionais do ramo hoteleiro com vistas à Copa do Mundo

10/05/2011 - 18h22

Da Agência Brasil

Brasília – A aula inaugural de 2011 do curso de qualificação para 15 mil profissionais do setor de hospedagem, previsto no programa Bem Receber Copa, do Ministério do Turismo, foi realizada hoje (10). Implementado em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), o programa tem o objetivo de qualificar profissionais com foco nos Jogos Olímpicos, na Copa das Confederações e na Copa do Mundo de 2014.

Para a diretora de Qualificação, Certificação e Produção Associada do ministério, Regina Cavalcante, a qualidade na prestação de serviço pode ser o diferencial do Brasil na realização de eventos esportivos de abrangência mundial. “A Copa de 2014 é uma oportunidade para que o Brasil se consolide como destino turístico e possa competir com outros países nessa área”, afirmou.

No ano passado, foram 4.312 profissionais atendidos das 12 cidades-sede da Copa. Este ano, serão contempladas mais 21 cidades, sendo nove capitais e 12 consideradas rotas de turismo para jogos, totalizando 33.

Já em 2012, serão capacitados 19 mil profissionais nos 65 destinos considerados pontos turísticos prioritários pelo Ministério do Turismo. “A meta é que o Brasil continue como destino turístico após a Copa e a qualidade na prestação de serviços é fundamental para a imagem do país no exterior e perante os turistas”, afirmou Jaime Menin, representante da Abih.

Os cursos são oferecidos por meio da Escola Virtual dos Meios de Hospedagem (EVMH) criada pela Abih. Os cursos têm 200 horas de duração e são realizados a distância, para ter abrangência nacional e para que o profissional possa realizar o curso no próprio local de trabalho. “O objetivo do programa é qualificar e aperfeiçoar os profissionais da linha de frente, aqueles que têm contato direto com os turistas”, explica o coordenador da EVMH, Silvone Assis.

A aula inaugural de hoje foi o início dos cursos para profissionais das seguintes áreas: recepcionista, gerente, governanta, capitão, porteiro e mensageiro. Para Ana Paula Domingues, de 20 anos, que acabou de se formar em gastronomia e trabalha na supervisão da gerência de alimentos de um hotel em Brasília, os cursos de aperfeiçoamento são uma ótima oportunidade para agregar valor à carreira e reciclar conhecimentos.

Edição: Lana Cristina