Pesquisa do Procon-SP indica que setor de veículos lidera recalls no Brasil

06/05/2011 - 16h36

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - O setor de veículos foi o que mais precisou fazer recalls no país, segundo uma pesquisa divulgada hoje (6) pela Fundação Procon de São Paulo. Recalls, de acordo com o próprio Procon, indicam o procedimento a ser adotado por fornecedores, para chamar os consumidores de volta por defeitos ou problemas verificados em produtos ou serviços.

De acordo com o órgão, entre janeiro de 2002 e março deste ano, o setor de veículos precisou fazer 328 chamamentos, afetando mais de 5,5 milhões de consumidores e atendendo a 2,3 milhões deles. O setor de produtos para a saúde, que fez 33 campanhas de recalls, no mesmo período, ocupa a segunda posição, com 48 milhões de pessoas afetadas, atendendo a 18 milhões delas. O setor que teve o maior êxito no chamamento foi o de alimentos e bebidas, que realizou seis recalls e atendeu 97,71% dos consumidores que foram afetados por problemas em seus produtos.

O Procon também divulgou uma pesquisa de percepção do consumidor, com base nas respostas de 1.846 entrevistados. Desse total, 85% (1.573 pessoas) disseram saber o que é um recall. Nessa mesma pesquisa, 72% dos consumidores reclamaram que as campanhas de chamamento não são bem divulgadas pelas empresas.

 

 

Edição: Rivadavia Severo