Petrobras cobra de estatal da Venezuela dinheiro prometido para Refinaria Abreu e Lima

04/05/2011 - 17h56

Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Petrobrás enviou uma carta de alerta à estatal petrolífera PDVSA, da Venezuela, cobrando o dinheiro que deveria aportar na construção da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. Se a PDVSA quiser continuar como sócia da Petrobras no empreendimento, os recursos devem ser liberados até agosto. A informação foi dada pelo diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa.

"A PDVSA tem até agosto para assumir a dívida contraída no BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social], ou seja, 40% dos 10 bilhões de reais [liberados] e fazer os aportes necessários. É preciso ter aporte de recursos dos sócios a partir de agosto", informou o diretor da Petrobras, após a reunião do Instituto Estadual do Ambiente do Rio para tratar das compensações sociomabientais do Polo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).

Desde novembro do ano passado a Petrobras espera do governo venezuelano o dinheiro prometido para a refinaria pernambucana, que já tem 35% das obras concluídas.

Edição: Vinicius Doria