Facções palestinas Fatah e Hamas assinam acordo de reconciliação

04/05/2011 - 19h10

Da BBC Brasil

Brasília - O presidente palestino, Mahmoud Abbas, e o líder do Hamas, Khaled Meshaal, assinaram nesta quarta-feira (4), no Cairo, um acordo de reconciliação após quatro anos de cisão entre os grupos.

O acordo estabelece a formação de um governo de transição, integrado por tecnocratas, cujas principais tarefas serão preparar as próximas eleições palestinas e reconstruir a Faixa de Gaza.

Na cerimônia, Abbas disse que o acordo "fecha uma página sombria na história do povo palestino que causou muitos danos". Por sua vez, Meshaal afirmou que a disputa com o Fatah "ficou para trás".

O líder do Hamas disse ainda que o objetivo do seu grupo era ter um Estado palestino na Cisjordânia e na Faixa de Gaza, sem ceder "uma polegada sequer de terra", e que a sua única luta é com Israel.

Ainda não está claro se este governo de transição irá reestruturar as forças de segurança, que respondiam a comandos diferentes - o Hamas vinha controlando as forças de segurança na Faixa de Gaza, e o Fatah as da Cisjordânia.

As eleições deverão ser realizadas dentro de um ano, no dia 4 de maio de 2012. Elas elegerão o Parlamento e o presidente da Autoridade Palestina. O presidente Abbas declarou nesta quarta-feira que não pretende se recandidatar ao cargo.