Patriota confirma viagem de Dilma para o Paraguai no próximo dia 15

03/05/2011 - 18h20

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff vai visitar o Paraguai no próximo dia 15, de acordo com o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota. A informação foi divulgada hoje (3) após reunião com o chanceler paraguaio, Jorge Lara Castro, no Itamaraty.

Segundo Patriota, o projeto que autoriza o Brasil a triplicar o valor pago ao Paraguai pela energia excedente da Usina Hidrelétrica de Itaipu também foi tema do encontro. O texto está previsto para ser votado hoje (3) no Senado brasileiro.

“O Paraguai é a economia latino-americana que mais cresceu em 2010, com uma taxa de 15,3%. Aliás, uma das economias que mais cresceu no mundo. Um vizinho próximo do Brasil”, avaliou Patriota.

Já o chanceler paraguaio disse que a aprovação do projeto representa um passo importante para a integração na região. Para ele, as relações entre os dois países têm alcançado avanços significativos, que se traduzem em acordos como o de Itaipu.

“O governo do Paraguai é como o governo do Brasil, [um governo] com grande sensibilidade social”, afirmou, ao destacar que ambos têm um forte compromisso na área de direitos humanos. “O Brasil pode ser um fator importante no aspecto da cooperação, que nos permitiria avançar no desenvolvimento”, concluiu.

Edição: Lana Cristina