ONU: comunidade internacional deve manter-se em alerta para eventuais represálias à morte de Bin Laden

03/05/2011 - 8h00

Da Agência Lusa

Brasília - O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) orientou a comunidade internacional a manter-se em alerta em relação às represálias terroristas em decorrência da morte do líder e fundador da Al Qaeda, Osama Bin Laden. Em comunidado, apoiado pelos 15 integrantes do órgão, a orientação é clara e objetiva.

"[O Conselho de Segurança exorta] todos os Estados a continuarem vigilantes e a intensificar os esforços na luta contra o terrorismo", diz a nota. "O terrorismo não pode nem deve ser associado a uma religião, nacionalidade, civilização ou a um grupo", informa.  "Não há causa que possa justificar o assassinato de pessoas inocentes".

O Conselho de Segurança destacou que o terrorismo não pode ser combatido só com "força militar, medidas judiciais ou operações de inteligência", mas com a "participação ativa e a colaboração de todos os Estados, das organizações internacionais e regionais e da sociedade civil".

A morte de Bin Laden foi anunciada domingo (1º) à noite pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que ocupou cadeia nacional de televisão para informar sobre a ação militar, a 100 quilômetros de Islamabad, no Paquistão.